terça-feira, 16 de abril de 2013

Patologia e diagnóstico-A.V.E.(Acidente Vascular Encefálico)



Patologia e diagnóstico-A.V.E.
AVE - Acidente Vascular Encefálico
O que é:
AVE (Acidente Vascular Encefálico) também conhecido como AVC ( acidente vascular cerebral), e popularmente derrame cerebral, se caracteriza pelo entupimento ou rompimento de algum vaso sanguíneo no cérebro.
Os sintomas e lesões causadas pelo acidente vascular cerebral dependem do tipo de AVE que o indivíduo sofreu e do local onde a veia cerebral se rompeu ou entupiu, e também da idade do indivíduo. Mas quase todos os pacientes apresentam sinais de fraqueza, distúrbios na visão e na fala.
Causas do AVE - Acidente Vascular Encefálico
Vários fatores podem causar um AVE: entre eles estão a má alimentação, hipertensão, problemas cardíacos, diabetes, o uso de álcool e drogas, estresse e o uso de anticoncepcionais.
Tipos de AVE - Acidente Vascular Encefálico
O AVE pode ser de dois tipos:
Isquêmico: Ocorre quando há a interrupção do fluxo sanguíneo em uma região especifica do cérebro. Essa interrupção pode ser causada por um coágulo ou aterosclerose.
Hemorrágico: Este tipo de AVE ocorre quando há sangramento no cérebro, causado pela ruptura de algum vaso sanguíneo.
Sintomas do AVE - Acidente Vascular Encefálico
Fraqueza, distúrbios visuais, distúrbios na fala, dormência, convulsões, paralisia ou dificuldade para se movimentar, visão dupla, tontura, desequilíbrio e incontinência urinária.
Diagnóstico de AVE
O diagnóstico é feito através dos sintomas apresentados pelo paciente. Analises sanguíneas, tomografia computadorizada do encéfalo e ressonância magnética ajudam a confirmar o diagnostico.
Tratamento para AVE - Acidente Vascular Encefálico
O tratamento é feito através de uma equipe multidisciplinar que inclui médicos, fisioterapeutas, nutricionistas, psicólogos e fonoaudiólogos.
São utilizadas terapias e medicamentos contra coagulação do sangue e para controlar a pressão arterial. Em alguns casos a cirurgia é indicada, para a retirada do coágulo.
Para a reabilitação do indivíduo é importante práticas fisioterápicas que ajudam a restabelecer a força muscular e a coordenação motora, caso haja sequelas.
O psicólogo ajuda o indivíduo a lidar com suas emoções após um acidente vascular encefálico, principalmente se houver sequelas que prejudiquem o seu cotidiano, como paralisias e dificuldades na fala.
Mais sobre este assunto
Data de acesso:16/04/2013

Nenhum comentário: