sábado, 4 de junho de 2011

Novas Estações de metrô na Penha(SP)Tiquatira e Penha de França.


Desenho da futura Estação Tiquatira, na Penha, na concepção de engenheiros e arquitetos
da Companhia do Metrô















    O engenheiro e gerente do Metrô, Alberto Epifani, expõe o
    projeto da Linha Branca e da futura malha de linhas que
    deverão ser construídas na capital e cidades vizinhas
Concepção gráfica da futura estação Tiquatira














  1.                                              
Fonte: Jornal semanal Gazeta Penhense
Página 16 - São Paulo, 29 de maio a 4 de junho de 2011
ANO XLIX- SÃO PAULO, 29 DE MAIO A 4 DE JUNHO DE 2011 - Nº 2026

Nova Estação Tiquatira do Metrô na Penha
O gerente do Metrô, engenheiro Alberto Epifani, fez uma exposição detalhada dos estudos da implantação da rede de linhas na capital, dia 24, no auditório da Distrital da Penha da Associação Comercial de São Paulo, à av. Gabriela Mistral, 199.
O convite ao Metrô foi dirigido ao presidente Sergio Henrique Passos Avelleda em nome da Distrital da Associação Comercial de São Paulo, da Associação Viva Penha e
da ALEASP - Associação Leste de Engenheiros e Arquitetos de São Paulo, que, impossibilitado de comparecer, solicitou ao seu engenheiro gerente, dr. Alberto Epifani para apresentar aos penhenses os planos e projetos do Metrô até o ano de
2025.
Utilizando-se de projeções, apresentando imagens e gráficos, trabalhos de arquitetos, desenhando o panorama urbano local com a aplicação das obras futuras, deu bem a
demonstração de como ficará a região que sofrerá transformação radical.
Os desenhos mostraram a dimensão da futura estação, do pátio de manobras e de alternativas do projeto.
Ocupando as primeiras cadeiras do auditório, os dirigentes das três entidades, Eugenio Cantero Sanchez - da Distrital Penha; Paulo Aguiar - da Associação Viva Penha; Reinaldo Martines Ruiz - da ALEASP, dirigiram perguntas ao palestrante, todas
elas respondidas com argumentos e ilustrações.
O principal interesse dos presentes, era sobre a Linha Branca, ligando a Penha à Vila Prudente e daí ao Ipiranga, Saúde, Paulista e com as demais integrações.
A nova linha terá 9 estações : Orfanato, Água Rasa, Anália Franco,Guilherme Giorgi, Aricanduva, Penha, Penha de França, Tiquatira,toda ela subterrânea, com extensão
de 10 quilômetros, com 28 trens,num investimento de 6 bilhões.
A Estação Penha, já existente, será de integração com a linha Vermelha.
A Estação Penha de França poder á ser na Praça 8 de Setembro, ou
na Praça Michaela Vieira. A Estação Tiquatira será entre a av.Gabriela Mistral, av. Marginal e o Clube Esportivo da Penha, integrada com a futura Estação Penha da
CPTM, contado com pátio de manobras.Há, ainda, a possibilidade de prolongamento,
no futuro, para Guarulhos, passando por baixo do Rio Tietê, com uma Estação Paulo
Freire, seguindo rumo à Vila Endres e centro de Guarulhos.
Perguntado sobre o prognóstico do tempo de construção, o técnico respondeu que são necessários 48 meses para toda a linha, a partir da verba aprovada e abertura da licitação, mas que a entrega poderá ser feita por etapas.
Presentes à reunião, os conselheiros natos, Ivan Lorena Vitale, Alfredo Alves Veloza, Marco Antonio Jorge, o coordenador das Distritais Davi Gonçales de Almeida,
o superintendente da Distrital Mooca- Julio Cesar Olivieri, de Vila Maria
- Enio Cardoso, o diretor do Teatro Martins Penna - Ronaldo Alves,o conselheiro e ex-presidente do Clube Esportivo da Penha - Darcio Cardoso,o 1º vice-superintendente daDistrital - Luciano Carlos Araujo Lima, o 2º superintendente ManuelCastelhano, o secretário RamiroTiago, além dos conselheiros,Henrique Faria, Francisco Biagini,
Mauro Inacio Alves, FranciscoMonteiro, Antonio Vilar, MarioLouzada, Abel Ferreira Castilho e outros.